Três formas de divulgar um evento além das redes sociais

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Tudo bem que o Facebook tem mais de 100 milhões de usuários ativos no Brasil e que o Instagram está decolando como a próxima rede social mais adotada pelos brasileiros, mas nem tudo está nas redes sociais. Na hora de pensar a divulgação de um evento é preciso buscar outros canais, alguns até fora da internet, para potencializar o impacto do seu trabalho.

Por isso montamos essa breve lista com três dicas pontuais de como divulgar seu evento além das redes sociais – evitando ficar refém de seus algoritmos. Vale lembrar que também já falamos de outros assuntos relevantes relacionados ao tema, como dicas para acertar em cheio na premiação e formas de como atrair patrocinadores. E tem muito mais aqui no blog! Confira 😉

Como divulgar um evento além das redes sociais

1) Tenha um site institucional

Um site bem estruturado é um aliado essencial na hora de divulgar seu evento. Diferente das redes sociais, ele permite infinitas configurações e personalizações, adotando muito mais a identidade visual de seu projeto, iniciativa ou evento. Assim, tem um valor institucional muito acima do gerado por mídias como Facebook ou Instagram.

Justamente pela personalização, um site também viabiliza a disposição de informações importantes de forma organizada. É possível criar abas superiores com tópicos específicos (como ‘nossa história’, ‘confira a premiação’, ‘veja edições anteriores’ ou ‘faça sua inscrição’), categorizando de forma clara cada tema e facilitando a navegação do usuário. E, graças a diversas plataformas, você mesmo pode criar o seu site com um intuitivo sistema de clica e arrasta.

2) Busque novas ferramentas com patrocinadores

Não sem motivo, já falamos bastante aqui no blog sobre patrocínios. A importância de encontrar agentes que injetem recursos no seu projeto, formas de agregar valor para marcas parceiras, dicas para encontrar apoiadores que combinem com a sua causa. Algo que ainda não tínhamos dito: os patrocinadores também podem contribuir na divulgação do seu evento.

As formas para isso são inesgotáveis e, claro, variam de acordo com o negócio do patrocinador ou iniciativa em questão. Ele pode inserir a marca de seu evento em peças que produza, pode lhe oportunizar um stand em outro evento apoiado por ele ou usar o seu espaço em mídias tradicionais (como rádio e jornal) para dizer ao seu público sobre o novo projeto que está apoiando. Aqui o que vale é a criatividade para explorar os recursos disponíveis.

3) Estabeleça parceria com outros eventos

Isso mesmo, no melhor estilo uma mão lava a outra e as duas lavam o rosto. Busque eventos que atraiam o mesmo público que o seu (mas que não sejam concorrentes diretos, claro) e estabeleça parcerias para falar sobre seu projeto com alguma antecedência – e abra espaço na programação do seu projeto para devolver o favor ao seu aliado.

Vamos supor que esteja promovendo uma prova de ciclismo, ok? Você pode divulgar seu evento durante outro pedal, afinal os atletas que estão ali podem ter interesse em suar na atividade que você está promovendo, ou atividades relacionadas. Uma exposição de produtos para bikes, um passeio de amigos ciclistas, um evento sobre alimentação saudável. Pense nos assuntos que interessam ao seu público, arregace as mangas e vá ao trabalho.

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