Suplementos energéticos para desempenho em esportes de endurance

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Deseja aumentar o pace da corrida ou ir mais longe no ciclismo? Entenda o papel de carboidratos, teacrina e cafeína

 

Na nutrição esportiva suplementos são a cereja do bolo e precisam estar alinhados ao programa alimentar. Ou seja, eles só têm eficácia dependendo da modalidade esportiva, tipo de treino e dose. Conheça alguns voltados para esportes de endurance, que são provas de média e longa distância que exigem resistência física, e entenda seus propósitos:

 

Carboidratos

 

Suplementos energéticos para desempenho em esportes de endurance
A frutose, suplemento isolado à base do açúcar das frutas, é um exemplo de carboidrato — Foto: Istock Getty Images

 

Carboidrato é o combustível básico utilizado para a prática esportiva e para o funcionamento do cérebro. Mantém o atleta por mais tempo em atividade e a glicemia constante, além de reduzir a percepção ao esforço. A quantidade e o tipo de carboidrato utilizado durante a prática esportiva depende da modalidade, duração e intensidade do treino.

Exemplos de suplementos: dextrose, maltodextrina, glicose, frutose, palatinose, waxy maize. A combinação de diferentes tipos de carboidratos favorece maior absorção por utilizar diferentes transportadores.

 

Suplementos energéticos para desempenho em esportes de endurance

 

Cafeína

 

Suplementos energéticos para desempenho em esportes de endurance
A cafeína reduz a percepção ao esforço e à fadiga — Foto: IStock

 

Tem como benefícios a redução da percepção ao esforço e à fadiga, mantendo assim o atleta por mais tempo na prática esportiva. Aumenta também a secreção de betaendorfinas, que possuem propriedades analgésicas, podendo levar à diminuição na percepção à dor e à melhora do estado de alerta e vigilância durante períodos de privação de sono, observado em estudos com operações especiais militares.

Dose recomendada de 3 a 6 mg/kg de peso. Não suplementar acima de 420 mg/dia.

 

Teacrina

 

Suplementos energéticos para desempenho em esportes de endurance
Teacrina atua no aumento da concentração — Foto: Reprodução

 

Utilizada como substituto da cafeína. Não é um estimulante, não ativa receptores adrenérgicos, não altera a qualidade do sono, não gera ansiedade, irritabilidade ou taquicardia. Tem como benefícios a melhora da performance e da cognição, o aumento da concentração, a melhora do humor e da sensação de prazer e a redução da sensação de fadiga durante a prática esportiva.

Indicada para atletas que relatam sensibilidade à cafeína ou que participam de provas que precisam de alto controle da ansiedade, como, por exemplo, provas com risco de “queimar a largada”.

 

Texto original: Globo Esporte

 


 

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