Na praia, no campo ou na cidade: esportes para praticar no verão

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Vôlei de praia é um dos esportes mais praticados no verão – Imagem: Getty Images

 

O verão é a estação perfeita para praticar esportes à beira-mar. As altas temperaturas, o sol intenso e os dias mais longos são bons aliados para quem está curtindo uma temporada na praia. Além disso, a verdade é que o leque de práticas de verão é extenso e pode variar, inclusive, de acordo com a preferência de cada pessoa – dá para investir em um esporte com carga mais intensa ou, então, moderada ou leve. É a época ideal para reunir os amigos e montar times, afinal, algumas partidas são colaborativas e muitos amigos jogam apenas por diversão.

 

FRESCOBOL

O esporte mais popular do verão. As raquetes de madeira foram criadas no Rio de Janeiro, ainda no século XX, e normalmente são utilizadas por dois ou mais jogadores. Ao contrário de outras modalidades, o frescobol aposta em uma parceria entre os atletas, ou seja, as pessoas têm o mesmo objetivo. Os kits, normalmente, têm bom custo-benefício e são altamente resistentes. E se o preço para praticar é baixo, os benefícios para a saúde são altos. É uma prática de intensidade moderada, mas de longa duração, que trabalha a capacidade cardiorrespiratória e a musculatura de todo o corpo.

 

BEACH TÊNIS

O beach tennis tem um custo-benefício mais elevado, pois as raquetes seguem algumas especificações solicitadas pela confederação e, por isso, são mais caras. A modalidade foi criada a partir do frescobol, mas foi incrementada na Itália, ainda na década de 1980. Hoje em dia, tornou-se um esporte comum tanto nas praias quanto em quadras de areia. Ao contrário do frescobol, a atividade é intensa e proporciona um alto gasto energético – bom aliado para quem deseja perder peso. A areia ajuda na melhora do tônus muscular e na evolução geral do condicionamento físico.

 

STAND-UP PADDLE

Outra modalidade que caiu no gosto dos brasileiros. A prancha e o remo, para praticar tanto no rio quanto no mar, tem um custo elevado, mas nem por isso impede os amantes de esportes de adquirirem. Para quem tem pouco espaço em casa, uma alternativa é investir na prancha inflável, que pode ser dobrada e colocada em qualquer lugar. Além disso, a prática também tem benefícios para a saúde e para o corpo – melhora o equilíbrio, tonifica a musculatura, alivia dores e, inclusive, auxilia na redução do estresse.

 

Texto original: Uol/Esportes

Deixe o seu comentário

Leia Mais

Inscreva-se na nossa Newsletter