Como respirar corretamente vai lhe ajudar no pedal

Tão básico quanto crucial, respirar corretamente é essencial para garantir o melhor desempenho na prática esportiva, bem como para aumentar a resistência durante a atividade. Na bike, isso significa mais velocidade, tempo de duração e conforto na hora de pedalar. Respirar inconscientemente irá comprometer seu desempenho e gerar aquela desagradável dor sob as costelas – e isso ninguém merece, né?

Pense o movimento

Refrescando a memória, é legal lembrar que na respiração inspiramos oxigênio e soltamos gás carbônico. Neste processo, oxigenamos as células, que darão energia, possibilitarão o fortalecimento muscular e o funcionamento do organismo. Logo, respirar de forma incorreta (como quando ficamos ofegantes, por exemplo) fará com que a entrada de oxigênio seja insuficiente e que a de gás carbônico permaneça mais tempo no organismo. Então, não respire inconscientemente até perder o fôlego, ficar ofegante e sentir dores – pense o movimento.

Respirar corretamente irá garantir um melhor desempenho durante o pedal - e vai afastar você daquelas indesejáveis dores sob as costelas
Respirar corretamente irá garantir um melhor desempenho durante o pedal – e vai afastar você daquelas indesejáveis dores sob as costelas

Inspire pelo nariz, solte pela boca

Basicamente é isto, especialmente em momentos que precisar de mais fôlego (literalmente), como em aclives. Ao inspirar pelo nariz o ar é filtrado e umidificado, abastecendo melhor os pulmões. Já expirar pela boca dará mais vazão ao movimento, possibilitando que você inspire novamente em menos tempo, garantindo o processo correto.

Portanto, respire fundo, inspirando lentamente pela boca e enchendo bem os pulmões. Então solte o ar pela boca, como se estivesse soprando uma vela. Em seguida repita o movimento, sem segurar o ar – como muitas vezes fazemos, incorretamente. Ao ‘prendermos’ o ar, segurando a respiração, ampliamos o esforço físico e facilitamos o surgimento de dores musculares – como a clássica sob as costelas. Portanto, respire tão rápido quanto precisar.

Postura

A postura correta na bike é imprescindível, porque só ela concederá o espaço físico necessário para a ação dos órgãos envolvidos no processo da respiração. Por isso, ao pedalar sentado, evite, projetar o tronco à frente por muito tempo, pois este movimento irá comprimir os músculos atuantes no processo, reduzindo seu movimento e capacidades. Também evite usar guidões estreitos demais (menores que a largura de seus ombros), pois irão comprimir sua caixa toráxica.

Ao inclinar-se à frente, você irá limitar os movimentos dos músculos atuantes no processo da respiração. Cuidado.
Ao inclinar-se à frente, você irá limitar os movimentos dos músculos atuantes no processo da respiração. Cuidado.

Exercícios simples ajudam

Para observar a ‘respiração correta’, sinta-a no corpo. Faça o seguinte: deite com as costas no chão e as mãos levemente postas sobre a barriga; então inspire de modo lento e profundo – sentindo a barriga (e não o tórax) encher, devido a expansão do diafragma. Depois, solte o ar pela boca, observando a contração do diafragma e atuação dos pulmões. Este é o movimento correto da respiração, que deve ser respeitado mesmo com os batimentos acelerados, durante a prática da atividade física.

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