Dicas de MTB com o pentacampeão brasileiro Nataniel Giacomozzi

O mountain bike vem atraindo cada vez mais adeptos no Brasil. Andar de bicicleta na rua pode ser legal, mas nada substitui a adrenalina de encarar uma trilha. Se você está começando agora na modalidade, preste atenção nas dicas que o Blog Agenda Off Road traz neste post, feito com a colaboração do atleta Nataniel Giacomozzi, pentacampeão brasileiro de MTB Downhill.

Manutenção frequente

A manutenção básica da bicicleta demora apenas alguns minutos e pode salvá-lo de uma longa caminhada ou até mesmo de um tombo. Então, reserve um tempinho para conferir a calibragem dos pneus, o óleo na corrente, o aperto dos parafusos, entre outros itens. De vez em quando, leve sua bike para uma revisão completa com um profissional especilizado.

Concentre-se em onde você quer ir

Quando você está na trilha, olhe para onde você quer ir, especialmente em terrenos com muitas raízes e pedras, onde você pode cair e se machucar facilmente. Concentre-se na linha que deseja seguir. Sempre olhe à frente e encontre a linha que você quer, assim você rodará mais suavemente.

Braços e pernas relaxados

Independente da sua bike, rígida ou com suspensão, pode ter certeza que seus braços e pernas continuam fazendo a maior parte do trabalho de amortecimento. Por isso, levante-se, relaxe e deixe-os absorver os solavancos e buracos na trilha. Uma vez que você aprende a deixar a bicicleta se mover abaixo de você, você será capaz de flutuar sobre a maioria dos obstáculos. Também ajuda um pouco relaxar sua mão no guidão. Certifique-se de ficar firme, mas não usando muita força. Travar sua mão no guidão fará com que seus antebraços e mãos fiquem cansados ​​mais cedo e, então, você terá dificuldades com o controle.

Mantenha o giro

A cadência, ou a rotação de seu pé de vela, é um aspecto muito importante do ciclismo em geral. Se você pedalar pesado, ou com movimentos bruscos para baixo, você está realmente se desequilibrando e fazendo muito mais força. Ter uma boa cadência não é apenas mais eficiente, mas ajuda a manter a tração em condições de trilha soltas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *