Quer começar no pedal? Confira as dicas do campeão Markolf Berchtold

Os dias mais longos e os fins de tarde com temperatura agradável fazem do verão um prato cheio para a prática de esportes e, também, inspiram até mesmo aqueles que ainda não exercitam algo regularmente. E se você estiver pensando em iniciar no pedal, encarando trilhas e trechos leves? Confira as dicas de Markolf Berchtold, 8 vezes campeão Pan Americano, 12 vezes campeão Brasileiro e 2 vezes vice-campeão Mundial de DownHill!

1 – Comece com pouco, mas comece

Markolf lembra que no início não é preciso grandes investimentos para iniciar no moutain bike, por exemplo. Tudo começa com a bike ideal para o uso e porte do ciclista. “O importante é ter uma bicicleta bem revisada e ajustada ao seu tamanho. Nenhum acessório é tão essencial como a bike adequada e pneus calibrados. Atenção também para que a altura e regulagem dos freios sejam compatíveis com o tamanho da sua mão”, destaca.

Para Markolf Berchtold, 8 vezes campeão Pan Americano, comprar uma bike é como escolher um tênis: precisa ter o tamanho certo para cada usuário
Para Markolf Berchtold, 8 vezes campeão Pan Americano, comprar uma bike é como escolher um tênis: precisa ter o tamanho certo para cada usuário

2 – Como seria a bike ideal?

Depende… basicamente do seu porte físico. “Tudo vai começar com uma bike de entrada, que provavelmente terá uma boa suspensão dianteira e freios à disco, por exemplo. Mas o mais importante não é isso. O essencial, mesmo, é a bike ter o tamanho certo para você. É como comprar um calçado que, se não encaixar perfeitamente, vai trazer dores e desconforto na hora da corrida. Por isso vá até uma loja especializada e tenha ajuda de um profissional competente para lhe ajudar a comprar a melhor bike para você”.

3 – Capacete, luva e pedal!

Comece aos poucos. Antes que encarar trilhas e trechos íngremes (como na foto), treine em ruas e trechos leves de terra até adquirir confiança
Comece aos poucos. Antes de encarar trilhas e trechos íngremes (como na foto), treine em ruas e trechos leves de terra até adquirir confiança

No quesito segurança e acessórios, para Markolf os itens essenciais são poucos, mas não devem ser negligenciados. Os elementos mais importantes são um bom capacete, um par de luvas e, claro, óculos de proteção. Considere que as manoplas e bar-ends adequados também podem fazer do seu pedal mais confortável e produtivo.

4 – O que saber antes de por a bike na terra

Bike adequada, itens de segurança, tudo à mão… e agora? “Antes de encarar uma trilha sem muita experiência é importante que você pratique bastante previamente em ruas – até mesmo asfaltadas. Só então, seguro, parta para algumas estradas de terra de dificuldade leve. Avance gradativamente”, destaca Markolf.

Pedale com a Agenda Off Road!

Quer saber mais sobre pilotagem off road? Então acompanhe as dicas do blog da Agenda Off Road – e, de antemão, já relembre as 5 dicas de manutenção preventiva que você pode fazer na sua bike em casa. E se quer saber onde tem o próximo pedal acesse a Agenda Off Road – o maior portal de eventos off road do Brasil. Acesse aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *