O que fazer (e o que evitar) com seu veículo após a trilha

Trilha concluída com sucesso, experiências para contar, fotos em stories do Facebook e Instagram e o jipe de volta à garagem. Quase tudo pronto para a próxima. Para o veículo se manter em perfeito estado é preciso ter um mínimo de cuidados (e carinho) com o parceiro de aventuras. Por isso, sempre que encerrar uma trilha é necessário estar atento a alguns hábitos de manutenção e higiene que prolongarão a vida útil do veículo.

Fim da trilha – o que fazer

Dicas de limpeza

. Sujeira e manchas podem causar marcas na lataria do jipe, portanto, elimine-as o quanto antes (mas deixe a carroceria esfriar primeiro) ;
. Lave o jipe à sombra, para evitar manchas de sol, e use produtos específicos para tal (lembre-se do xampu e esqueça diesel e outros derivados de petróleo);
. Atenção sempre à parte de baixo do veículo, pois o acúmulo de sujeira pode causar ferrugem;
. Após a lavação, seque o carro com panos macios e sem fiapos. Se você estiver disposto, encerar a lataria ajudará à preservá-la do sol e riscos.

Manutenção básica

. Fique atento aos vazamentos de água e óleo no motor. Se eles aparecerem, verifique mangueiras, suportes e coxins. Se houver muito barro no motor, providencie anteparos de borracha que vedem os componentes ao protegê-los da sujeira jogada pelos pneus;
. Ninguém merece ficar sem motor de arranque ‘de uma hora para outra’. Portanto, quando encerrar a trilha, observe se há barro ou excesso de água sobre o alternador de motor de arranque. Se o caso for positivo, retire, desmonte e limpe os componentes – isso aumentará sua vida útil e evitará sustos;
. Atenção também às rodas. Veja se os pneus têm cortes ou trincas. Também cuide das folgas nas rodas! Se possível, levante o carro e tente movimentá-las (como se fosse retirá-las do eixo), a fim de observar folgas e antecipar problemas;
. Com o carro limpo, se possível, faça o ‘reaperto’. É natural que com a torção da estrutura surjam folgas nos pontos que prendem a carroceria ao chassis e, por isso, deve-se fazer o reaperto dos parafusos.

Evite

. Não permita que a sujeira se aloje por muito tempo no veículo, tanto na lataria como sob o carro (especialmente se você anda na lama);
. Não use gasolina, querosene, diesel e similares como produtos de limpeza;
. Evite lavar a parte de cima do motor, pois a pressão d’água pode causar danos aos componentes elétricos;
. Não banque o sabichão. Se não tiver conhecimento diante de um barulho, vazamento ou folga, procure um mecânico especializado (antes que precise socorrer a um trator no meio da trilha).

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