Kit de sobrevivência: quais ferramentas ter para o seu 4×4

Pedra, lama, cascalho, barranco, tronco, areia, sol escaldante ou chuva forte. Na trilha um 4×4 pode encarar qualquer desafio, mas não podemos cair em suas armadilhas e acabarmos ficando pelo caminho. Por isso, é essencial ter um kit de sobrevivência com ferramentas que lhe tirem de enrascadas ou que facilitem a sua vida até o socorro chegar.

O Youtuber Taveres Andrés abre sua caixa de ferramentas e dá dicas do que é essencial ter na trilha quando surgem os momentos de aperto
O Youtuber Taveres Andrés abre sua caixa de ferramentas e dá dicas do que é essencial ter na trilha quando surgem os momentos de aperto

Quem encara trilhas com frequência sabe bem quais itens deve levar no porta-malas (bem como a importância de ter um guincho no jipe), mas aqueles que estão ingressando agora no universo off road podem precisar de um empurrãozinho – literalmente – na hora de escolher o que levar. Por isso pedimos dicas ao experiente Tavares Andrés, que há muito tempo encara terrenos ruins pelo Brasil e há alguns anos dá dicas interessantes em seu canal no YouTube.

1 – Itens para ser resgatado

Se você está fazendo uma trilha e atolou, calma. Certamente será puxado por outro 4×4 ou um trator – mas nada garante que o seu salvador terá em mãos todas as peças para o resgate, ainda mais dependendo do tipo/modelo seu veículo.

Por isso Andrés elencou as ferramentas básicas que você precisa ter em mãos no momento do resgate: uma cinta longa (para puxar os jipes), uma cinta de árvore (para usar no guincho), duas anilhas e uma patesca (polias para aliviar a carga do guincho e fazer com que ele trabalhe com mais eficiência). Anotou?

Ficar atolado faz parte, mas andar sem os acessórios para resgate não dá. Te liga nas dicas
Ficar atolado faz parte, mas andar sem os acessórios para resgate não dá. Se liga nas dicas

2 – Itens para sobreviver e se localizar

Porém, talvez o jipeiro esteja se aventurando numa praia ou cachoeira desconhecida, por exemplo, e não disponha de toda a estrutura que as trilhas costumam oferecer. E, neste caso, o socorro pode demorar bastante. Andrés lembra que é essencial ter alimentos no carro, bastante água, uma capa de chuva, faca e lanterna – o suficiente para manter-se seguro, alimentado e com luz por algumas horas. Um GPS também pode ser muito útil – até para orientar o seu socorrista.

3 – Uma salvadora caixa de ferramentas

Dependendo da situação, ter as ferramentas certas à mão (e o conhecimento básico em mecânica, claro) pode ser suficiente para sanar o problema que lhe deixou pelo caminho – quem sabe até com uma bela gambiarra. Por isso ter um caixa de ferramentas é essencial. O kit básico do Tavares tem o seguinte: chaves de boca (de 8 mm a 24 mm), chave de fenda, alicate, martelo, arame, desengripante e fita silvertape.

Calma, eu sei que isso é uma moto e estamos falando de 4x4. Mas é só um exemplo rápido de como como as braçadeiras de nylon podem segurar praticamente qualquer coisa
Calma, eu sei que isso é uma moto e estamos falando de 4×4. Mas é só um exemplo rápido de como como as braçadeiras de nylon podem segurar praticamente qualquer coisa

“Montar uma caixa de ferramentas ideal vai depender, claro, do conhecimento que o trilheiro tem de mecânica. Também é preciso conhecer o veículo, porque pode requerer ferramentas específicas como, por exemplo, chaves em polegadas”, frisa nosso socorrista. Para quem tiver mais entrosamento com o tema, Andrés lembra que também é importante ter consigo uma chave inglesa, macaco hi lift, alicate de pressão, jogo de catracas, chaves allen e torx e braçadeiras de nylon – sim, as famigeradas fitas enforca-gato.

Acompanhe o blog da Agenda Off Road!

Essa dica bônus é sempre valiosa! Você já sabe, mas não custa relembrar: a Agenda Off Road é o maior portal de eventos off road do Brasil! Por lá você fica sabendo das principais trilhas e provas que estão para acontecer, cadastra eventos, acessa regulamentos, faz inscrições! Tudo no mesmo lugar. Acesse aqui.

Já aqui no Blog há mais informações sobre as provas e dicas para bikes, motos, quadris, UTV’s, 4×4 e também sobre alimentação e desempenho. E já que estamos falando em 4×4, relembre estas:
1 –  Seis dicas para comprar um veículo usado;
2 – Dez dicas para uma trilha de 4×4 sem riscos;
3 – Dica 4×4: como encarar trechos de areia?
4 – O que fazer com seu 4×4 quando a trilha acaba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *