Alinhando no gate do motocross – Dicas para uma pilotagem segura

É impossível não se arrepiar a primeira vez que vemos ‘ao vivo’ uma corrida de motocross. Com tantos saltos, obstáculos e acirradas disputas por posições, ficamos ali, estarrecidos às margens da pista assistindo um esporte encantador e perigoso. Entretanto, é possível minimizar seus riscos ao adotar uma postura segura dentro e fora do gate. Mesmo que sustos, quedas e acidentes sejam inevitáveis em algumas ocasiões, separamos algumas dicas que vão ajudar você a praticar o esporte com mais segurança.

1 – Equipamentos
Por favor, atente ao mínimo de equipamentos de segurança. Use, ao menos, capacete, óculos, calça e camisa específicas, luvas e botas (alias, confira dicas para escolher as suas clicando aqui). Nada menos do que isto. Se possível, adicione à lista equipamentos como joelheiras, protetor cervical, protetor de peito e colete.

2 – Conheça a pista
Antes de correr, avalie o terreno. Olhe com atenção cada trecho, estude as linhas que vai querer seguir ou evitar, como irá saltar e cair dos obstáculos. Observe também as irregularidades e buracos da pista. Se for sua primeira vez nela, peça dicas à algum piloto mais experiente sobre como conduzir no local – aproveite para colher alguns macetes e mostre uma postura humilde. Ser legal é útil em muitos pontos da vida, com ou sem um capacete.

3 – Mantenha seu ritmo
Não é possível afirmar que o lado direito, via de regra, é o ponto mais lento da pista, mas geralmente os pilotos menos rápidos iniciam sua corrida por ali. Independente de onde estiver, conduza com segurança, respeitando seu limite, e atente aos pilotos que vem atrás, a fim de evitar cortes de trajetória e acidentes. Não faça mudanças bruscas de trajetória e mantenha sua linha – ainda que rápido, pilote com cautela.

4 – Alimentação
As modalidades off road geram grande desgaste físico, sobretudo o motocross. Por isso, como qualquer atleta, cuide da alimentação. Mantenha-se hidratado, sobretudo nas horas que antecedem a corrida, e escolha alimentos leves e nutritivos. É algo simples, mas que vai lhe ajudar reduzir a fadiga muscular durante a prova.

5 – Relaxe
Com o corpo tenso será mais difícil de conduzir a moto. Treine até se sentir seguro e só então alinhe no gate, do modo mais solto possível. Tente manter uma boa relação com outros pilotos e ter amigos competindo ao seu lado ou lhe assistindo na torcida. Alongar-se da forma correta também pode ajudar, tanto antes de iniciar a prova quanto depois, afinal o motocross é um exercício físico intenso.

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