Dicas para aquisição de equipamentos de motocross

O motocross é um esporte extremamente perigoso, mais do que qualquer outra modalidade dentro do motociclismo off road: velocross, trilha, cross-country, enduro, etc. Só nele há grandes obstáculos, como saltos, sessão de costelas, entre outros, tudo isso com média alta de velocidade. O piloto amador ou profissional precisa ser agressivo em determinados momentos, enrolar o cabo para fazer uma ultrapassagem ou frear bruscamente antes de uma curva. O risco de um acidente é grande, por isso, vale a pena investir em acessórios específicos. Listamos abaixo itens indispensáveis para quem quer acelerar com segurança. Braaaap!

Capacete

O capacete é desenvolvido para absorver e dissipar o impacto, assim, o cérebro não atinge o crânio com tanta força, além de prevenir escoriações devido ao contato direto entre a cabeça e o objeto do impacto. Os modelos são testados e aprovados pelas fábricas e seus pilotos, além de passarem pelo controle severo do Inmetro antes de serem colocados nas prateleiras.

Você consegue comprar um bom capacete nacional gastando entre R$ 200 e R$ 500. Mas saiba que existem modelos muito mais caros, a maioria dos importados se diferem por serem feitos em fibra, material mais resistente do que o ABS injetado utilizado pelas fábricas brasileiras. Fora isso, o resto é questão de gosto, o grafismo varia bastante entre as marcas.

Uma dica básica é escolher um capacete que fique justo, pois com o tempo a tendência é que ele ceda. Para saber o tamanho, meça a circunferência da sua cabeça, passando uma fita métrica por cima das sobrancelhas e ponta das orelhas. Se der 53-54 é PP, 55-56 é P, 57-58 é M, 59-60 é G, 61-62 é GG e 63-64 é XGG. No começo ele pode parecer desconfortável, mas fique tranquilo, logo ele tomará a forma da sua cabeça.

Além disso, vale se atentar a alguns outros detalhes. Forros podem ser removidos e assim facilitam a limpeza após um tempo de uso. Basta retirá-los e colocá-los na máquina de lavar, deixando secar a sombra. Muitos são confeccionados em material antialérgico e antibactericida, você pode conferir estas informações na descrição do produto. Um bom sistema de ventilação ainda garante melhor aerodinâmica, mantem o ar renovado e a temperatura agradável durante a pilotagem.

Bota

Assim como o capacete, a bota é um equipamento de proteção indispensável para o piloto de motocross que se preza. Não é muito aconselhável economia ao adquirir este item, mas fique tranquilo, é possível encontrar botas nacionais de boa qualidade por R$ 300. Já as mais caras podem ultrapassar os R$ 2 mil. Trabalhando um dia a gente chega lá! Rs

Dúvidas na hora da compra são muito comuns. Uma dica legal é sobre o tamanho, como você estará usando meias grossas e talvez joelheiras, o indicado é um número maior do que o seu calçado. Saiba que um sistema articulado proporciona maior mobilidade e eficiência na troca de marchas. Fechos mais complexos, com ajustes em alumínio, também são bacanas. Os mais simples, em plástico, danificam facilmente.

Conjunto

Um bom conjunto, formado por camisa e calça off road, também é importante. Ele resguarda a pele de machucados e da contaminação do local caso você venha a cair ao chão. Já o conforto faz toda a diferença no desempenho sobre duas rodas, uma peça anatômica e ventilada permite que você se movimente sem se sentir “amarrado” e com calor. Você consegue montar um kit legal com no mínimo R$ 150.

Sabe aquela expressão que diz que uma peça caiu como uma luva? É assim que deve ser seu conjunto de motocross. Os modelos com mais recortes costumam ser anatômicos, facilitando a mobilidade durante a pilotagem. Verifique também a composição do tecido, o poliéster é uma ótima opção, bastante leve e confortável. Ainda sobre o tecido, se for ventilado melhor, assim você não sofre nos dias quentes, embaixo do sol.

Entre os diferenciais da camisa estão a cauda alongada, que evita de a camisa sair de dentro da calça, etiquetas termoformadas para identificação do proprietário e grafismos sublimados resistentes aos raios solares. Sobre a calça, podemos destacar forro ventilado, sistema de fechos reforçados, ajustes laterais, costura dupla ou tripla, pads de borracha que evitam o acúmulo de barro e reforço em couro nos joelhos.

Óculos

Proteger o rosto, em especial a região dos olhos, é imprescindível para a prática do motocross. Com a utilização do equipamento, você evita o contato com insetos, poeira, entre outros fragmentos. Por R$ 80 você encontra um modelo de entrada, já os mais tops saem até por R$ 350. Parece um item simples, mas na verdade eles podem variar bastante.

A matéria-prima da carcaça deve ser leve e resistente, com uma curvatura que se adequa perfeitamente ao rosto. Entre esta estrutura e a pele, fica uma espuma para absorver o suor, que pode ser hipoalergênica. Existem lentes antiembaçantes, que não riscam e as que garantem proteção aos raios solares. Isso sem falar no sistema de tear off, fundamental para dias de chuva.

Luvas

Em um acidente, a primeira reação do corpo é se proteger com as mãos. Na maioria das quedas sem este acessório, pilotos machucam a parte superior dos dedos e acabam perdendo a flexibilidade da pele. Já pensou, você motociclista, ficar sem conseguir apertar um manete? Melhor nem pensar! O preço varia bastante, de R$ 30 a R$ 400, depende muito da qualidade da marca.

Ao escolher a sua, saiba que ela deve ficar justa, mas sem atrapalhar os comandos. Proteção extra nas palmas e também na parte superior são fundamentais, pode ser do tipo almofadinha ou até mesmo em couro sintético, melhor contra a abrasão. As costuras ainda precisam ser reforçadas e pelo lado de fora. Um produto ventilado também cai bem.

Deu para perceber a importância dos acessórios para motocross, não é? As marcas investem todos os anos em pesquisas e tecnologia para oferecer o melhor ao mercado. O mais legal é que eles não pensam apenas em segurança, todos esses equipamentos também contribuem de alguma forma com o desempenho do piloto. Isso sem falar no design, cada vez mais diferenciado. E quando se pega gosto, a gente faz logo uma coleção!

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