Qual bota off road escolher? Confira as dicas da campeã Maiara Basso

Se você acompanha a cena off-road nacional deve conhecer esta gaúcha, mas não custa apresentar. Maiara Basso é a primeira campeã nacional de três das principais modalidades do País (motocross, velocross e enduro FIM). A piloto possui 6 títulos brasileiros (3 no motocross, 2 no velocross e 1 no enduro), 12 gaúchos (no motocross, velocross e supercross, sendo que em dois competiu com os homens) e mais de 20 regionais. E, agora, ela dá dicas para lhe ajudar na tarefa de escolher a melhor bota off road para seu uso.

Veja as dicas da campeã Maiara Basso para comprar sua nova bota off road!
Veja as dicas da campeã Maiara Basso para comprar sua nova bota off road!

Primeiro passo: saiba o seu objetivo

Maiara lembra que há muitas opções de botas off road disponíveis no mercado brasileiro, o que facilita o processo de encontrar um produto com boa relação custo benefício. “Acho legal ter em mente quantas vezes vai usar a bota na semana ou no mês. Tem opções de R$ 400,00 até de R$ 4.000,00 e talvez não seja interessante fazer um grande investimento se você vai usá-la em ocasiões muito esporádicas, uma vez no mês ou nem isso. Mas, claro, é importante frisar ao máximo qualidade e segurança”, comenta.

Atenção ao uso, materiais e medidas da bota
Atenção ao uso, materiais e medidas da bota

Hora da compra: O que observar

Aqui, a piloto atenta à dois quesitos: qualidade dos materiais e tamanho da bota. “Independente se ela for de algum composto de plástico ou borracha, não pode ser muito macia quando nova, porque ela vai ceder conforme o uso. Por isso, também é normal uma boa bota ser um tanto dura, levemente desconfortável, nas primeiras duas ou três ocasiões de uso. Por isso, é importante olhar o equipamento com cuidado antes de comprar”, salienta.

Sobre o tamanho, uma curiosidade: a piloto usa uma bota dois números maior que seus demais calçados. “Este tipo de equipamento é muito pessoal, varia de piloto para piloto. Eu, por exemplo, gosto de usar uma bota maior que meu pé, tamanho 39, sendo que calço 37. Assim me sinto mais confortável, principalmente com uma meia grossa. Aliás! É importante usar meias específicas para motocross, que são mais resistentes e grossas, e não meias comuns ao calçar uma bota off-road!”, frisa.

Existe bota profissional ou amadora?

“Podemos nos machucar tanto numa prova de motocross, com saltos e curvas de alta, quanto numa trilha leve do final de semana, então o importante é estar protegido sempre da melhor forma. Por isso é complicado classificar um produto como profissional ou amador, porque todas acabam cumprindo o mesmo papel”, comenta a atual campeã da categoria feminina do Brasileiro de Enduro FIM.

Qual bota off road Maiara usa?

Além dos aspectos observados até aqui, Maiara também citou outra preferência pessoal. A gaúcha prefere botas mais longas, que se aproximem das joelheiras, pois assim tem uma área maior da perna protegida pelos equipamentos. “Bom, eu uso botas da Jett, que é uma marca na qual confio, que usa materiais de qualidade e que me transmite segurança”, afirma. “O que mais importa é usar um equipamento bom, que calce bem no pé e perna e permita ao piloto realizar todos os movimentos”.

Independe se numa prova de motocross ou trilha de final de semana, é importante estar equipado... o que significa, também, usar meias específicas para o off road
Independe se numa prova de motocross ou trilha de final de semana, é importante estar equipado… o que significa, também, usar meias específicas para o off road

Dicas de uso… não lave a bota!

Evite lavar sua bota off road (sim, é isso). “Molhar ela por dentro pode gerar ressecamento precoce dos materiais. Eu só lavo as minhas por dentro quando passo em algum rio e ainda assim tento passar o menor volume d’água possível. Se tem alguém que treina toda a semana, por exemplo, pode lavar o equipamento apenas no final de semana… ou seja, eu mesma, geralmente, treino com a bota suja (risos)!

Onde comprar sua bota off road

Partiu comprar botas novas, então? A loja Sportbay oferece muitas opções de botas off road, da Jett e de outras marcas! Também, tem completa linha de vestuário, capacetes, roupas casuais e peças para motocicletas, como kits plásticos e escapamentos. Quem comprar online pode aproveitar a comodidade da internet e parcelar tudo no cartão de crédito. Boas compras!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *