Top dicas para lavar sua moto com preparador e piloto Jacson Keil

Acelerar todo mundo quer, agora na hora de lavar a moto… bate aquela preguiça, não é mesmo? É bom lembrar que uma boa limpeza é o primeiro passo da manutenção preventiva, por isso, arregace as mangas e vá em frente. Para te ajudar nessa missão, conversamos com o catarinense Jacson Keil, que além de preparador de motocicletas, é fera no velocross, com 14 títulos brasileiros e 17 paranaenses!

1. Preparando a motocicleta para o banho



Antes de mais nada, escolha um local a sombra. O sol pode causar danos na pintura e nas partes plásticas da motocicleta, além de dificultar seu trabalho. Posicione a máquina no cavalete, use um tampão no escape e, caso o filtro de ar esteja a mostra, cubra-o com uma tampa especial para lavação. “Pode-se até usar uma sacola plástica”, afirma Jacson. E o principal, água apenas quando o motor estiver frio, caso contrário, pode haver choque térmico e danos no mesmo.

2. De cima para baixo

Tire o excesso de barro com água corrente, nada de utilizar máquinas de pressão, também conhecidas pela marca Wap, pois ela estraga os componentes. Se for o caso, mantenha no mínimo 30 cm de distância, evitando rolamentos e partes elétricas. De cima para baixo, começando pelo guidão, banco, balança, etc. Caso ela esteja muito suja, Jacson dá a dica de, antes mesmo de colocar ela no cavalete, deitá-la no chão, dos dois lados, para limpar os cantos que passam despercebidos. Depois de enxaguada, pulverize um produto específico para limpeza de motocicletas, também conhecido como shampoo, deixando agir por alguns minutos. Mais uma vez, enxague bem a motocicleta e se necessário, utilize um pano ou esponja para os acabamentos.

3. Detalhes

Aproveite para passar um desengraxante no kit relação: corrente, coroa e pinhão, evitando o acúmulo de sujeira. Na parte mecânica, use um pincel e um pouco de querosene para dissolver a sujeira, que acaba ficando mais grossa por conta do tempo. Jacson também gosta de passar um desengripante no motor e parafusos após todo o processo, evitando que eles escureçam ou criem ferrugem.

O piloto brinca que lavar a motocicleta é um mal necessário e caso você não leve jeito, leve na lavação! rsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *