Três destinos para curtir uma viagem de moto no Sul do Brasil

Nos primeiros meses do ano o número de eventos off road é menor, mas nem por isso você precisa ficar preso em casa. Que tal trocar o contato com a natureza da trilha por paisagens de tirar o fôlego? Separamos três dicas de roteiros clássicos para quem quer fazer uma viagem de moto pelo Sul do Brasil: a Serra do Rio do Rastro (Santa Catarina), Estrada da Graciosa (Paraná) e a Rota Romântica (Rio Grande do Sul).

1 – Serra do Rio do Rastro

Não por acaso é o primeiro item da lista. Santuário do motociclismo nacional, trata-se de um trecho da SC-390 com 23 quilômetros de extensão e mais de 280 curvas! Ela liga as cidades de Lauro Muller a Bom Jardim da Serra, conduzindo os viajantes numa aventura a mais de 1.500 metros do nível do mar.

A desafiadora Serra do Rio do Rastro é um templo do motociclismo no Brasil
A desafiadora Serra do Rio do Rastro é um templo do motociclismo no Brasil

Todo o percurso é asfaltado mas, ainda assim, é preciso ter cuidado na via, como com deslizamentos ou excesso de chuvas, por exemplo. Um dos principais cartões postais de Santa Catarina, a Serra do Rio do Rastro fica a 215 km de Florianópolis e apenas 65 de Criciúma.

2 – Estrada da Graciosa

Envolta pela mata atlântica e colada em Curitiba, a estrada tem grande importância histórica, pois foi por décadas o principal caminho para o litoral e escoação da produção de café, erva-mate e madeira. Ah, e sua inauguração aconteceu ainda no Século XIX, em 1873!

Envolta pela Mata Atlântica, a Estrada Graciosa é parada obrigatória para quem passa pelo Paraná
Envolta pela Mata Atlântica, a Estrada da Graciosa é parada obrigatória para quem passa pelo Paraná

A contemplação começa já nos metros inicias da Estrada, em seu belo portal com arquitetura típica das Missões Jesuíticas. Ao longo do caminho há vários pontos de parada, os recantos, ideais para descansar as pernas e comprar produtos típicos da região. E, no verão, pode-se apreciar também as lindas hortências floridas!

Repleta de curvas sinuosas, a Estrada da Graciosa tem muitos trechos em paralelepípedo, então tenha cuidado ao trafegar em dias chuvosos. Seu acesso se dá pela saída número 59 da BR 116, a 40 km de Curitiba, até chegar no município de Antonina.

O belo pórtico marca o início da Estrada, construída no século XIX!
O belo pórtico marca o início da Estrada, construída no século XIX!

3 – Rota Romântica

Se o passeio é a dois, a melhor dica é a Rota Romântica! Construída no Rio Grande do Sul, ela compreende 14 municípios entre o Vale dos Sinos e a Serra, passando por cinco rodovias e estradas (incluindo ERS 235 e BR 116) repletas de curvas sinuosas, lindas paisagens e boas opções de gastronomia, hotelaria e lazer.

Repleta de curvas sinuosas e abençoada pela presença de plátanos, a Rota Romântica percorre 14 municípios no Rio Grande do Sul
Repleta de curvas sinuosas e abençoada pela presença de plátanos, a Rota Romântica percorre 14 municípios no Rio Grande do Sul

Ela inicia em São Leopoldo, a 35 quilômetros de Porto Alegre, e sobe a BR116 em direção a Nova Petrópolis, conhecida (não à toa) como o Jardim da Serra Gaúcha. Depois, pela ERS 235, chega até Gramado. Todo o percurso é enriquecido pela presença de grandes plátanos, que dão um visual único ao lugar, e também há vários paradouros para, por exemplo, tomar um café colonial.

A Rota inicia em São Leopoldo e percorre cidades como Nova Petrópolis e Gramado, com a presença, em vários trechos, de hortênsias
A Rota inicia em São Leopoldo e percorre cidades como Nova Petrópolis e Gramado, com a presença, em vários trechos, de hortências

Antes de pegar a estrada

Já escolheu qual destes lindos destinos conhecer? Então lembre-se de fazer uma boa revisão na moto antes de pegar a estrada, porque ela, assim como você, se desgasta com o forte calor do verão. Revise o nível de óleo, estado das pastilhas de freio, condições dos pneus, cabeamento. Também escolha rodar em horários com menor incidência de sol e lembre-se de beber bastante água. De resto, é só curtir a paisagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *