Vai comprar moto off road usada? Se liga nas Dicas! – parte 2

Ainda namorado sua nova moto usada para usar no off road? Esta matéria dá continuidade ao assunto que levantamos na semana retrasada! Para reler a parte 1 do conteúdo (que fala sobre chassi, suspensão, rodas, freios e motor, por exemplo) clique aqui. Como o assunto é denso, preferimos dividi-lo em dois atos, então vamos ao segundo. Se liga nas dicas para comprar um moto off road usada!

1 – Câmbio

A melhor forma de testar a transmissão é andar na moto e passar por todas as marchas. O pedal deve se deslocar facilmente para cima e para baixo e todas as marchas entrarem, com ou sem a embreagem. Se você acertar um falso neutro entre ela, pode ser o sinal de desgaste – e problemas. O engate também precisa ser preciso.

2 -Embreagem

Teste-a, também, rodando na moto. Qual é o tamanho da “zona de fricção” ou quanto de movimento a alavanca da embreagem tem de desengatada para engatada? Você pode tentar ir soltando gradualmente a embreagem enquanto está em marcha para ver se engata a marcha e entrega força com precisão ou se vai ‘patinando’, com os giros subindo e a moto se movendo lentamente. Se isso acontecer, pode ser sinal de discos gastos – e reposição imediata.

Preste atenção para ver se os discos da embreagem estão patinando
Preste atenção para ver se os discos da embreagem estão patinando

3 – Suspensão traseira

Ponha a moto no suporte central e mova a balança para cima e para baixo, e também lateralmente. Ela deve se mover livremente sem trancos. Se o movimento for irregular ou oscilante, talvez você irá precisar de um novo kit de buchas em breve.

4 – Filtro de ar

Atente se o filtro e a caixa de ar estão limpos e em bom estado. É um componente barato e de fácil manutenção, sim, mas é mais um dos itens que indicam o zelo que o ex-proprietário tinha pelo veículo. É a mesma regra que vale para conferir o estado das pastilhas de freios, por exemplo.

5 – Radiador

Depois de olhar o líquido de arrefecimento (foi uma das dicas da Parte 1 desse conteúdo) dê uma olhada no radiador. Veja como está seu estado de conservação, se há marcas ou amassados. Também procure por reparos mal feitos e outras falhas.

Procure informações sobre o modelo que lhe interessa antes de ir ver a moto pessoalmente. Saiba sobre problemas característicos e o que é fácil (bem como o que é complexo) de ser arrumado
Procure informações sobre o modelo que lhe interessa antes de ir ver a moto pessoalmente. Saiba sobre problemas característicos e o que é fácil (bem como o que é complexo) de ser arrumado

6 – Conheça a moto PREVIAMENTE

Antes de ir ao encontro de sua possível futura moto, pesquise sobre o modelo. Conheça suas principais características, os problemas mais comuns, o que é fácil e o que é complicado para consertar. Busque informações em fóruns ou em comunidades daquela marca/modelo. São 30 minutos de pesquisa que podem lhe garantir meses (ou anos) de diversão no fora de estrada depois. E, claro, conte sempre com Agenda Off Road – o maior portal de eventos off road do Brasil para saber quais as principais provas que irão acontecer no País e na sua região!

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